As Causas das Dores nas Pernas mais Frequentes

Podem ser diversas as causas que podem fazer sentir dores nas pernas, desde problemas circulatórios, musculares ou simples cansaço.

Para determinar as causas das dores nas pernas é preciso observar bem as mesmas e em diversas situações – esforço anormal, em repouso e em diversas posições, como por exemplo, sentado. Eis as causas mais comuns:

causas das dores nas pernas

Dor nas pernas devido a problemas de circulação

Quando se sente dores nas pernas em diversas ocasiões e essa mesma dor não passa, ou pelo menos alivia com o descanso, é sinal de que provavelmente as dores têm a ver com problemas de circulação.

Este tipo de dor embora possa afetar pessoas de qualquer idade é mais comum nos idosos e normalmente acontece quando se passa muito tempo sentado ou em pé na mesma posição. É também muito comum as pernas e pês ficarem inchados.

Na maioria das vezes esta dor não tem grande perigo e a menos que seja muito incomodativa não precisa de tratamento especifico, no entanto pode também ser causada devido a uma pequena trombose localizada numa perna, em que um coalho de sangue não deixa o mesmo circular em condições.

Descansar um bocado com as penas ligeiramente levantadas costuma dar bons resultados.

Dor nas pernas devido a problemas de coluna

dores pernas

Muitas das vezes as penas não apresentam qualquer problema mas apresentam dores devido a problemas de coluna que comprimem os nervos e fazem aparecer dores nas pernas. Normalmente esta dor aparece depois da pessoa estar muito tempo sentada na mesma posição ou fazer esforços a caminhar ou a trabalhar que afetam a coluna.

Normalmente a dor apanha uma das pernas de alto a baixo e pode inclusive afetar as glúteos e as costas, normalmente na região dos rins ou lombar.

As hérnias são também uma lesão de coluna que costuma apresentar este tipo de dores nas pernas.

Normalmente estes sintomas desaparecem ou melhoram consideravelmente quando damos uma pequena caminhada ou fazemos algum exercício moderado que ajude a descomprimir os nervos que estão a ser afetados. O repouso também costuma resultar.

.

Dor nas pernas devido à dor ciática

Quando estas dores têm a ver com a ciática apresentam sintomas idênticos aos descritos anteriormente, mas são mais agudos e fortes. Neste caso pode-se sentir como pontadas ou pequenos choques que irradiam desde o fundo das costas até ao pé, afetando toda a perna.

Existem alguns exercícios que se podem fazer em casa que ajudam a combater estas dores mas, se a dor se tornar muito frequente ou incomoda é melhor recorrer a um médico que possa passar alguns anti-inflamatórios ou recomendar fisioterapia.

Dor nas pernas devido a problemas musculares

Esta é provavelmente a causa mais comum nas pessoas mais jovens e pode aparecer após um esforço forte ou repentino, depois de fazer esforço físico intenso ou ao usar calçado que cause desconforto ao andar.

Estas dores que aparecem normalmente após um esforço físico forte, ou ao fim do dia, e que são normalmente apelidadas de “cansaço nas pernas” têm a ver com um esforço elevado que os músculos das pernas são obrigados a fazer fora do seu habitual e que “cansam” os músculos.

As pessoas que passam muitas horas em pé a trabalhar são normalmente as mais afetadas por este tipo de dor.

As caibras que aparecem quando se descansa após um período de grande esforço ou durante a noite são um sinal deste tipo de esforço. As caibras também podem ser causadas devido à fata de magnésio, por isso comer alimentos ricos neste mineral, como as bananas, ou recorrer a um suplemento pode ajudar a resolver o problema.

A tenossinovite e a fibromialgia são duas doenças que causam este tipo de dores e que devem ser tratadas logo no princípio dos sintomas recorrendo a um médico que possa aconselhar o melhor tratamento para o efeito.

As tendinites também são muito incomodativas quando atacam as pernas e normalmente têm ligação direta com certos tipos de profissões que obrigam a pessoa a estar numa posição que causa grande esforço num determinado nervo ou grupo de nervos. Uma tendinite é a inflamação de um nervo, ou conjunto de nervos ou tendões, que ligam um osso.

Neste caso o tratamento consiste em mudar de posição para deixar de exercer pressão sobre os nervos em causa e tomar anti-inflamatórios e analgésicos até à normalização dos sintomas.

Dores nas pernas devido a problemas articulares

Normalmente presentes nas pessoas com mais idade causam dores, por vezes fortes, mas localizadas. Neste caso não é na perna toda ou sequer numa parte da perna mas sim nas articulações: joelhos, tornozelos e anca.

Não há muito a fazer neste tipo de dores a não ser descansar e tomar anti-inflamatórios. No entanto é desaconselhável parar toda a atividade pois as articulações quanto menos ativas forem piores tendem a ser os seus problemas quando se faz o menor esforço. m

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *