Badoo, a Rede de Encontros mais Amigável

Os relacionamentos são uma parte muito importante da vida de qualquer pessoa, independentemente de simples amizades, namoros ou relações com intuito sexual. O ser humano é um animal muito social e para ter saúde e viver feliz precisa de se socializar (salvo raras exceções).

Foi com o objetivo de conectar pessoas que nasceram as redes sociais de encontros, pois os relacionamentos são o melhor remédio natural para uma pessoa viver saudável e feliz. E uma das maiores redes a nível mundial é o Badoo.

Relacionamentos online

Tem sete vezes mais usuários do que seu concorrente mais próximo no mundo da Internet: 370 milhões em todo o mundo – mais do que toda a população dos Estados Unidos – e mais de 38 milhões de registros na Espanha, onde nasceu. A sua tecnologia tem sido copiada e utilizada por inúmeras redes sociais de encontros.

É o aplicativo de namoro mais aberto e inclusivo do mundo, e foi criado em 2006 pelo empresário russo Andrey Andreev. No início era uma rede social geral, mas especializou-se no mundo do namoro e do encontro rápido e fácil.

Ela foi pioneira no conceito de deslizar, ou seja, passar fotos de pessoas para a esquerda ou para a direita, dependendo se é atraente ou interessante, ou não. Foi também o primeiro a usar a tecnologia de satélite GPS para localizar pessoas nas proximidades com quem conversar.

Seus 60 milhões de usuários ativos mensais pertencem a 190 países ao redor do mundo e o aplicativo está disponível em 47 idiomas. Todos os dias, 350 milhões de mensagens são enviadas através dele, e 300.000 novos usuários são registrados. Pode ser usado em todos os tipos de plataformas móveis.

Empreendedor, chef e excêntrico

O fundador do Badoo, Andrey Andreev, é filho de um professor e de uma professora de matemática. Desde cedo se sentiu atraído pelo mundo da tecnologia: aos 10 anos, fez seu próprio rádio; aos 12 anos, uma máquina para conversar com seu melhor amigo, que morava a um quarteirão de distância; e aos 14 anos, uma antena de rádio que lhe permitia falar com o resto do mundo.

Começou a administração de empresas em Moscovo, mas deixou-a para se juntar à sua família, que se tinha mudado para Espanha. Ele criou um serviço de rastreamento web, Spylog, e outro serviço de publicidade online, Begun, cuja venda fez dele um milionário; então ele desenvolveu sua primeira rede social de namoro, Mamba, a mais popular da Rússia hoje; e foi então que Badoo nasceu.

Andreev, 44 anos, orgulha-se de ter ajudado a criar casais e a aumentar a população do planeta. Dá poucas entrevistas e a sua empresa não dedica tanta atenção ao marketing como outras empresas do sector, o que explica em parte o facto de, apesar do seu grande número de utilizadores, continuar a ser relativamente desconhecido dos meios de comunicação social e do público que não utiliza este tipo de redes.

O fundador de Badoo sempre usa o mesmo estilo de vestimenta, camiseta e jeans, mas ao contrário de outros empreendedores de tecnologia, ele não tem vergonha de viver bem, comprar iates de luxo ou desfrutar da alta gastronomia. Na verdade, ele é considerado um grande cozinheiro e sua sopa de cebola está no cardápio de grandes chefs.

Como encontrar quem procura

A operação do Badoo é muito simples: o usuário carrega fotos de si mesmo, cria um perfil e estabelece a idade e o sexo das pessoas que quer conhecer. O GPS ajuda a localizar as pessoas que atendem a esses critérios no entorno e o aplicativo começa a mostrar seus perfis no celular dos usuários, que selecionam os que lhe interessam.

Se os dois condizerem, podem começar a conversar, por texto ou por vídeo. A grande vantagem desta plataforma é que pode conversar com pessoas de outras cidades ou países, e assim criar amizades ou namoros a nível mundial. O limite são duas mensagens, antes que a outra pessoa responda.

Existem três maneiras muito simples de verificar se o perfil da pessoa é verdadeiro, se é quem diz ser, ou seja, podem ser verificados através de uma chamada, através do perfil do Facebook e através de um selfi em uma posição escolhida aleatoriamente pelo aplicativo, que é verificado por um dos 5.000 moderadores da empresa.

Os usuários podem assim optar por se comunicar apenas com usuários verificados, para não serem enganados, mas esta funcionalidade funciona apenas através de um modelo Premium. O serviço básico é gratuito para todos, mas os usuários têm a opção de pagar por opções Premium para dar mais visibilidade aos seus perfis.

No entanto, como tem milhares de moderadores ao redor do mundo é possível verificar se uma foto enviada é real ou não em questão de segundos. Ao mesmo tempo, os usuários devem verificar seu perfil depois que ele é criado usando uma variedade de métodos, incluindo uma verificação de foto, que lhe pede para tirar uma fotografia replicando o gesto que vê no écran.

A empresa e suas outras marcas

A empresa está sediada no Soho de Londres, onde trabalham 300 funcionários, e também tem escritórios em Moscovo. Formou alianças com outras aplicações menores, como Chappy, Huggle e Blendr, todas utilizando a sua tecnologia.

O seu projeto mais recente e bem-sucedido é o Bumble, uma aplicação de encontros centrada nas mulheres, que é amplamente aceite nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ele surgiu em 2014, a partir da colaboração entre Andreev e Whitney Wolfe, um empresário americano de 28 anos com ampla experiência no setor de redes de encontros.

Bumble, liderada pela Wolfe, tem sede em Austin, Texas, com um total de 70 funcionários, e dá às mulheres mais controle sobre seus namoros do que a maioria das outras aplicações. Por exemplo, as conversas entre um homem e uma mulher devem ser sempre iniciadas por ela (se forem entre pessoas do mesmo sexo, qualquer um pode iniciá-las). Além disso, inclui uma opção específica para procurar amizades. Tem 18 milhões de utilizadores em todo o mundo, dos quais mais de metade são mulheres.

Em abril deste ano, a Badoo redesenhou sua aplicação e marca, simplificando sua interface e adotando um logotipo roxo com um coração laranja, bem como o lema Mais do que Namorar.

O objetivo foi para tornar ainda mais fácil para os internautas encontrarem os relacionamentos que procuram e serem felizes, poderem encontrar mais facilmente a sua alma gêmea. Por isso se procura uma maneira natural de se relacionar amorosamente ou intimamente com alguém ela pode ser uma excelente opção a ter em conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *