Como Evitar as Constipações e Gripes no Outono

O outono está chegando e, com ele, os temidos resfriados. A queda de temperatura rápida em certos dias, a maior umidade no ambiente e mudanças térmicas repentinas de um dia para o outro compõem um coquetel que favorece a transmissão de infecções respiratórias.

O resfriado é provavelmente a doença mais frequente e consiste em uma infecção de origem viral ou bacteriana do sistema respiratório, que causa congestão e dificuldade em respirar, dor de garganta, espirros ou secreções nasais, entre outros sintomas. E o pior de tudo, é que é bastante contagiosa e afeta pessoas de todas as idades com facilidade.

constipações por causa do frio

As constipações por causa do frio é, talvez, a mais frequente das doenças na população em geral, e consiste em uma infecção de origem viral ou bacteriana do sistema respiratório, que causa congestão e dificuldade em respirar, dor de garganta, espirros ou secreções nasais, entre outros sintomas.

É bastante contagiosa e afeta todas as idades, embora a verdade seja que se é uma condição leve e sua recuperação também é rápida, durando aproximadamente uma ou duas semanas.

E para que as baixas temperaturas da manhã não nos deixem doentes, leve sempre uma jaqueta com você e tente usar roupas que você possa tirar facilmente durante o dia, se este aquecer, que sejam respiráveis e não causem transpiração. Porque se usarmos roupas muito grossas nessas datas também corremos o risco de adoecer devido à súbita mudança de temperatura que pode ocorrer ao meio do dia e que nos vai fazer suar.

O início do ano letivo costuma ser o que marca a estação do resfriado, já que as crianças, em contato contínuo com outras crianças, têm maior probabilidade de serem infectadas, levando germes para casa. Para evitar cair nas redes desses vírus e bactérias, os médicos recomendam seguir uma série de diretrizes:

A medida mais eficaz para a prevenção tanto das constipações como das gripes é a lavagem frequente das mãos. Um estudo científico estabeleceu que oito lavagens das mãos por dia em momentos diferentes reduziram a incidência de infecções respiratórias e digestivas em 50% .

Se você compartilhar um telefone, um corredor de umas escadas, um balcão, um teclado de computador ou qualquer outro material de trabalho, ou um simples botão num elevador seria bom que você levasse essa medida a sério e lavasse as mãos sempre que passa por uma dessas situações.

Muitos médicos afirmam que, de fato, os primeiros dias do outono, como estamos agora, geralmente são dias mais frios de manhã e à noite e mais quentes ao meio, favorecem a dispersão viral e bacteriológica. No entanto, desmontam o mito de que beber água fria ou se expor a ambientes frios são as causas determinantes para apanhar uma constipação, contrapondo contra a crença popular.

Como Aumentar as nossas Defesas Naturais

Para ajudar as nossas defesas naturais é aconselhável comer alimentos ricos em vitamina D, como as laranjas e limões ou tomar um suplemento de vitamina C.

Laranja para tratar constipação

Também é aconselhável consumir vegetais, alimentos ricos em ômega 3 e alimentos com propriedades antibióticas, como alho ou cebola. A vitamina C também é básica, então tente beber suco de laranja ou limão natural, ou comer uma laranja pelo menos uma vez por dia.

Para além disso, nesses meses em que a dieta muda, podemos aproveitar a oportunidade para incorporar também cogumelos, peixe azul e queijo.

Da mesma forma, recomenda-se reduzir os estados de ansiedade e estresse para que o sistema imunológico não se enfraqueça, diminua as defesas e, portanto, haja um caminho livre para a entrada das infecções.

Para conseguir isso, é essencial fazer algum exercício e tentar dormir no mínimo sete horas por noite. Se tem um animal de estimação, de preferência um cão, pode utiliza-lo para o ajudar a fazer exercício mais facilmente, principalmente uma caminhada diária que irá diminuir o estresse e aumentar o seu sistema imunológico. Viver com um cão tem essa vantagem.

É igualmente importante é evitar o álcool e o tabaco, pois eles também enfraquecem o nosso sistema imunológico, o que aumenta as chances de sermos atacados pelo resfriado ou de os resfriados serem mais prolongados.

Como Tratar as Constipações Comuns

Tratar Constipação

Se não conseguimos evitar adoecer, os especialistas nos dão algumas recomendações para pelo menos minimizar seus efeitos:

Não se automedique com antibióticos porque isso pode causar um enfraquecimento adicional do sistema imunológico e criar resistência ao antibiótico que prejudica a eficácia desse medicamento quando realmente necessário. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a minimizar os sintomas.

Os descongestionantes nasais também nos podem ajudar, mas não devemos abusar deles porque eles têm um efeito rebote; portanto não devem ser usados ​​por mais de dois ou três dias seguidos. Também é bom utilizar um bom soro fisiológico para facilitar a respiração.

Evite o tabaco, pois sua fumaça irrita as membranas mucosas do trato respiratório e facilita a entrada de vírus e bactérias.

Comer uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, onde esteja presente a vitamina C, hidratar-se e descansar adequadamente nos ajudará a nos sentirmos melhor mais rapidamente.

Evite infectar as pessoas ao seu redor, cobrindo a boca e o nariz quando espirrarmos, lavando bem as mãos e mantendo uma distância segura ao estar perto delas a falar ou trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *