Os Piores Alimentos e Dietas no Verão

Muito frequentemente as receitas de verão significam refeições não cozinhadas, como saladas crocantes e outros pratos que merecem o rótulo de refrescantes. Está tudo bem, mas depois de um dia longo e difícil no trabalho, às vezes você precisa se aconchegar em algo um pouco mais reconfortante.

Estes são os momentos em que não há problema em ligar o forno e adicionar algo cremoso e saboroso aos seus produtos de verão, ou fazer um suculento sapateiro de frutas que fica implorando por uma grande colherada de sorvete.

Essas refeições lhe darão mais tempo para o que realmente importa: margaritas, pores do sol, praia e piscina.

A melhor estação do ano para comer alimentos simples e refrescantes está finalmente aqui. Delicie-se com tudo o que o verão tem para oferecer, reunindo-se em torno de uma mesa cheia de carnes grelhadas, legumes frescos e refrescantes frutas. Em Julho e Agosto, preencha o melhor da estação com este tipo de alimentos saudáveis, que são rápidos de confeccionar, fáceis e deliciosos.

alimentação saudável

Infelizmente os alimentos mais comuns no verão não são estes.

É um mito que verão significa mais exercício e escolhas alimentares mais saudáveis para todos. Um estudo muito revelador mostrou que as crianças ganham peso três vezes mais rápido no verão do que no resto do ano, graças a uma dieta constante de junk food e videogames.

E, embora não haja estatísticas comparáveis sobre os adultos e o ganho de peso, os churrascos, as feiras estaduais e os fornecedores de alimentos à beira-mar oferecem muita tentação.

E o que é melhor do que dois biscoitos recheados com sorvete de baunilha, especialmente quando os biscoitos são de chocolate? Bem, na verdade, praticamente tudo é melhor para você do que isso, porque esse tratamento costuma conter quase 500 calorias e 60% do sabor agradável deve-se a gordura saturada.

Por isso faça seus próprios sanduíches de sorvete com sorvete de baixo teor de gordura. Melhor ainda, pule o biscoito e experimente umas bolachas em seu lugar.

E quando se opta por um prato muito comum em feiras de verão e carnavais, massa frita? É simplesmente um suicídio nutricional e definitivamente pertence à lista dos alimentos menos aconselhados.

Farinha frita, manteiga, gordura e açúcar podem soar como algo que você pode usar uma ou duas vezes por ano, mas tenha em mente que os alimentos fritos e amassados estão entre as piores fontes de gordura trans.

Embora a gordura trans possa ser saborosa, ela aumenta o colesterol ruim, reduz o  colesterol do tipo bom e pode aumentar a inflamação em seu estomago. Por isso tudo o que é fritos e, principalmente, massa frita não deve pertencer à dieta de ninguém, em nenhuma altura do ano e muito menos no Verão.

Mesmo as frutas fritas que muito são oferecidas nestes sítios, como a banana frita ou o ananás frito, são um veneno para o seu corpo.

E o que podemos falar dos cachorros quentes e dos churrascos, principalmente dos de carne gorda como a entremeada? Já reparou que os talhos vendem o dobro deste tipo de carnes (bifanas, entremeada, entrecosto, salsichas frescas e frango) no verão do que no inverno?

Este tipo de carnes vende-se mais sobretudo a dois fatores: as pessoas fazem muitos piqueniques no campo e na praia onde entram basicamente este tipo de alimentos e os profissionais que atuam nas diferentes festas que existem pelo país todo (feiras regionais, concertos e etc.) utilizam também muito este tipo de sandes rápidas e saborosas que aliciam milhares de pessoas que nem sonham o mal que lhes faz.

comidas perigosas

O perigo do Verão na nossa alimentação

Embora o verão tenha a fama de ser uma estação de alimentação saudável a verdade é que é precisamente o contrário que acontece. No verão é quando a maioria das pessoas come pior, come mais à base de comidas rápidas, fast-food, churrascos e outros alimentos saborosos e muito comuns em festas e reuniões de família e amigos e descuida a alimentação saudável que muitas vezes vai fazendo ao longo do ano.

Evidentemente que nem todas as pessoas têm este comportamento, mas infelizmente a maioria tem-no!

Existem também muitas pessoas que devido a andarem menos vestidas e a irem à praia tentam fazer algumas dietas rápidas, para perderem aqueles quilinhos a mais ganhos durante as estações frias e que também são autênticos atentados à sua saúde.

Neste caso não é o comerem coisas más, mas deixarem de comer coisas saudáveis e essenciais à nossa saúde e bem estar, na ânsia de perderem peso rapidamente e apresentarem aquele corpinho bonito no biquíni.

batidos de fruta saudáveis

Conclusão

Ao contrário da grande crença popular em que é no verão que se faz uma alimentação mais saudável, devido a se comer mais frutas, saladas e outros alimentos vegetais de qualidade, é precisamente no verão e principalmente nas férias que se come pior.

É nas férias que se come os piores e melhores alimentos, mas onde os piores predominam, e onde se come demais comidas altamente calóricas ou se faz as piores dietas que não respeitam os mínimos essenciais ao nosso bem estar. E a acrescentar a tudo isto é preciso lembrar que os sorvetes/ gelados e as bebidas alcoólicas também são altamente calóricos e prejudiciais à nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *